BLOGZINE BAQUARÁ

O Som

Antes de mais nada, um esclarecimento: “som” é o mesmo que música ou show, dependendo do contesto.  Se um punk te disser: “vamos à um som?”, não está te convidando a um mergulho nas ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em meio material elástico (definição do Dicionário Aurélio para “som”), mas sim para um show… rss

O som punk é basicamente uma música rápida, agressiva, com poucos acordes. Suas letras podem ter conteúdo de protesto ou simplesmente acontecimentos cotidianos da vida de todo mundo.

3

Uma das primeiras bandas a fazer a música punk foi os Ramones, além de serem uma das bandas mais conhecidas do meio – praticamente unanimidade. No início dos anos 70, uma turma de amigos estava cansada de ouvir rock progressivo, então decidiram eles mesmos montarem uma banda. Pequeno detalhe: quase nenhum deles sabia tocar mesmo, então aprenderam 3 acordes básicos , escolheram como vocalista o cara de mais presença da turma e mandaram ver! Um curioso que passava por Nova Iorque (Malcon McLaren) viu, gostou, levou pra Londres e copiou… copiou um pouco da música, da atitude, deu uma misturada com um pouco de política e integrantes polêmicos, deu uma incrementada na roupa e pronto: estava criado os Sex Pistols, outro ícone do som punk, responsável pela propagação do punk-rock pelo mundo – apesar de ter lançado apenas um disco.

Até hoje o som não foje muito do que era naquela época, pelo menos a estética. Aqui no Brasil as letras (assim como o movimento em sua maioria) ganharam um engajamento político, mas isso não é uma regra, afinal, ser punk também é ser livre. Naturalmente, acabaram também nascendo algumas vertentes : o hard-core e o emo-core (atualmente mais conhecido como “emo”) são umas das mais conhecidas.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. judyisapunk666 said, on 06/11/2010 at 14:11

    Sim existe o emo core, mas não tem comparação, o emo não posso dizer exatamente de onde veio mas do punk que não veio, o hard core vei do punk mas o emo apesar de core no final não tem nada aver tanto com o hard core e nem com o punk, tanto no estilo de som quanto no visual e pricipalmente politicamente falando, na minha opininão o emo coi criado pela midia para manipular a grande massa de adolescentes com suas musicas que só falam de amor e dor de cotovelo isso deixa os jovens ocupados na frente da tv de olhos vendados e devidamente manipulados em um mundo a parte, uma forma de manter o poder e o lucro!!!


Deixe um comentário